terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Acidentes de Viação 2009-2013

Acidentes de Viação 2009-2013


Nestas épocas festivas as campanhas de alerta apelando ao bom senso dos condutores, para um condução mais defensiva e mais civilizada, são intensificadas por parte das autoridades competentes, combatendo alguns maus hábitos de condução e aos seus respectivos excessos, que perduram nas nossas estradas, continuando a fazer vitimas, tal como na guerra.
O cenário continua a ser pintado de preto, da cor do asfalto, do luto, da morte que nela circula a uma velocidade feroz, ceifando vidas atrás de vidas. Deixando para trás famílias inteiras destruídas, mães sem filhos, pais sem netos, filhos sem pais, numa total destruição que vai acontecendo diariamente nas nossas estradas.


Gráfico - A1

Querendo compreender este fenómeno que marca muita gente, fizemos uma pequena recolha de dados, referentes aos acidentes de viação com vítimas que aconteceram no distrito de Portalegre nos últimos cinco anos, para analisar aqui:
Como podemos verificar no gráfico “Acidentes de Viação com vitimas 2009-2013”, o concelho de Elvas é o local a onde se verifica o maior número de acidentes de viação (405), seguidos logo por Portalegre (267) e Ponte de Sôr (248). Em sentido oposto temos o concelho de Fronteira (26), onde se verifica o menor número de acidentes neste cinco anos.

Dos perto de dois mil acidentes (1872) que ocorreram nas nossas estradas, 82% foram acidentes com vitimas, 15% c/ feridos graves e 3% com mortos (ver gráfico A2).


Gráfico - A2

Relativamente ao concelho de Nisa, encontra-se na 5ª posição, no distrito de Portalegre, com uma média de 19 acidentes por ano.


Gráfico A3


 Analisando de forma mais pormenorizada os dados referentes ao ano de 2013, os últimos dados disponíveis, verificamos uma estabilização no numero de acidentes rodoviários com vitimas, como sempre o líder incontestado deste campeonato o Concelho de Elvas.


Gráfico A3


No último relatório do Observatório de Segurança Rodoviária, são nos apresentados outros dados, mais detalhados, que nos podem ajudar a traçar o tipo de condução e as causas das ocorrências, desfazendo mesmo alguns mitos, ora vejamos:
Em 2013 houve no distrito de Portalegre 302 acidentes com vítimas, o mês do ano em que se registou um maior número de acidentes de viação foi Setembro (38 casos) representando 12,6%, enquanto o mês com menor ocorrências foi Abril (16) com 5,3%.
O dia da semana em que houve, em 2013, mais acidentes foi a terça-feira (19.2%), e 75.2% ocorreram durante o dia entre as 12 e as 15 horas (20.2%), com bom tempo (77.2%) e acontecendo fora das localidades (55%).
“Vale mais perder um minuto na vida, que a vida num minuto!”



NISACENTRAL 2014







Fontes:
·         Observatório de Segurança Rodoviária
·         INE

·         PORDATA – Base dados


Sem comentários:

Enviar um comentário