quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

"NUMERAMENTO" DA POPULAÇÃO


Os primeiros números sobre a população portuguesa (continente) são os que decorrem do "numeramento" da população mandado efectuar pelo Rei D.João III, em 1527. Apontava-se na época para uma população de pouco mais de um milhão de pessoas (1.120.000 hab.). No caso de Nisa, sabemos que no seu território ainda não havia 5 mil pessoas a viver, segundo Maria Fernanda Alegria, no seu artigo publicado na Revista da Faculdade de Letras - Geografia I Série, Vol. I, Porto, 1986, p. 179 a 206, intitulado  "O povoamento a sul do Tejo nos séculos XVI e XVII".
Mas, segundo a mesma fonte, em 1636, cento e nove anos depois, a população de Nisa, crescera e, já era superior à referência de 5.000 almas, mais precisamente de 6.240 Habitantes.
Em 1636 e 1732  a população do continente (2.143.368 Hab.) continua sem registar grandes evoluções, para além das elevadas taxas de mortalidade devido às pestes, fomes e guerras, frequentes na época, resultando daí uma curta esperança de vida, como iremos verificar ao longo da publicação dos dados.
Nos anos seguintes, em 1776 e 1778, o intendente Pina Manique manda efectuar "as listas dos povos do reino", em que constam números de "fogos" existentes, não se referindo à população propriamente dita.
Só em 1801 é que voltamos a ter alguns dados relevantes da população, nomeadamente através da recolha efectuada junto das autoridades civis e eclesiásticas, que registaram 2.931.930 habitantes (perto de 3 milhões de pessoas).
No ano de 1859, devido à reorganização do Ministério das Obras Públicas, Comercio e Industria, é apresentado o "Relatório sobre Estatística Geral de Portugal", que irá dar lugar à realização do 1º s Censos em Portugal, em Janeiro de 1864. Pela primeira vez será realizado, em Portugal, um grande inquérito à população, tendo como base a população de facto, aplicando-se o "método directo, nominativo e simultâneo, mediante de boletins de família (com o nome, idade, sexo, estado civil e profissão ou condição).
Segundo esses primeiros Censos, existiam em Portugal continental e ilhas, mais de quatro milhões de pessoas (4.188.419 Hab.).
Quanto ao concelho de Nisa, os primeiros dados oficiais deste primeiro censo, serão aqui devidamente escrutinados, num outro "post", de forma mais detalhada. Mas, desde já podemos realçar que havia 10.244 habitantes a viver nesta terra bordada de encantos e, existia uma outra configuração territorial das freguesias, a Amieira do Tejo, por exemplo, pertencia ao concelho do Gavião,  entre outros factos, que analisaremos noutros "post's".

                                                                                                                            NisaCentral 2014
Nota bibliográfica:
  •  "O povoamento a sul do Tejo nos séculos XVI e XVII", de Maria Fernanda Alegria, Revista da Faculdade de Letras - Geografia I Série, Vol. I, Porto, 1986, p. 179 a 206;
  • "A evolução da população ao longo do século XIX — Uma perspectiva global" - Maria Luís Rocha Pinto e Teresa Rodrigues in Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas;
  • "A Comarca d'amtre Tejo e Odiana no numeramento de 1527-1532", de Galego, Júlia, edição de 1982
  • INE- Instituto Nacional de Estatística


Sem comentários:

Enviar um comentário